Consumo de bebida alcoólica cresceu entre as mulheres

Matéria publicada na revista Veja Saúde

Vem sendo retratado na novela das 21 horas da TV Globo, Um lugar ao sol, o caso da personagem Júlia, interpretada por Denise Fraga, que passa por situação de alcoolismo, e com a ajuda do filho procura um grupo de AA.

“Nossa cultura é muito alcoolista. O brasileiro normalizou sua relação com o álcool. Considero de extrema importância levar esse alerta para dentro da casa das pessoas”, explica Ana Café.

O caso retratado na novela infelizmente é comum e tem acometido cada vez mais o gênero feminino que não acontece da mesma forma que no homem. As mulheres, do ponto de vista físico, mental e emocional, é mais vulnerável ao consumo de bebida alcoólica do que o homem. Em geral, elas começam a beber mais tarde, mas, em compensação, levam menos tempo para se tornarem dependentes.

Ao travar sua luta contra a bebida, Júlia enfrenta inúmeras recaídas, coloca fogo no próprio apartamento e, a certa altura, é internada em uma clínica de reabilitação pelo filho. Por diversas vezes, a atriz se emocionou ao decorar suas falas ou ao gravar suas cenas.

“Quando o alcoolismo vira tema de novela, o público começa a debater o assunto de maneira menos preconceituosa e mais científica”, acredita Ana.

Confira a matéria completa para Veja Saúde.

Compartilhe
Ana Café - Psicóloga

Psicóloga Clínica especializada na Prevenção e Tratamento da Dependência Química e em Saúde Mental da Infância e Adolescência.